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Novo Dura-Ace e Ultegra | Dúvidas comuns

09.Novembro - 2021

Com o lançamento dos novos grupos de 12 velocidades, surgem algumas questões no que toca às suas características.

PERGUNTAS FREQUENTES | DURA-ACE R9200 E ULTEGRA R8100

 

Porquê wireless?

O requisito necessário para um grupo de componentes como o Dura-Ace é a sua fiabilidade de maneira a garantir um desempenho excelente, mesmo estando em circunstâncias extremas. Após muitos anos de pesquisa e estudos, desenvolvemos uma transmissão wireless ainda mais rápida que a transmissão convencional (com cabos). Com um sistema wireless, os cabos e respectivas junções deixam de existir de forma a obter um guiador mais simples e “limpo”.

 

Porque é apenas wireless no guiador?

Porque este design é o que funciona melhor em termos de rapidez na comutação de mudanças. Chegámos à conclusão que usar a bateria DI2 para conectar ambos os deviadores - traseiro e frontal, resultava numa comutação mais potente e rápida, com uma capacidade de bateria otimizada.  

 

Os componentes wireless da Shimano podem ser alvo de interferências?

A Shimano nunca compromete a sua fiabilidade. Com várias situações de corrida em mente, desenvolvemos um protocolo de comunicação próprio para não interferir em circunstâncias como grandes eventos, em que a probabilidade de haverem centenas de ligações (Wi-fi, sinais TV, etc…) é enorme.

 

Porque é que a Shimano oferece também uma versão com cabos face à versão wireless?

Queremos que os ciclistas selecionem uma opção consoante as suas diferentes necessidades ou desejos. Por exemplo, os componentes com cabo têm maior autonomia comparativamente com a versão wireless e podem funcionar com apenas uma bateria, o que será mais rentável para voltas de maior distância ou para e-bikes.

 

Quais são os benefícios de usar um andamento de 11D?

Selecionámos 11D para o andamento mais pequeno tendo em consideração a relação de mudanças para as corridas de estrada, de modo a haver uma maior eficiência na condução. Com a mesma relação de mudanças, ao combinar maiores andamentos, a eficiência aumenta drasticamente, beneficiando as grandes velocidades em situação de corrida.

 

A tecnologia Micro Spline da Shimano estará presente nas 12v do novo Dura-Ace e Ultegra?

Não. O Dura-Ace 9200 e o Ultegra 8100 utilizam o cepo com a tecnologia Hyperglide. Isto significa que as cassetes de 12v são compatíveis com a maioria das rodas existentes no mercado. Com a introdução do andamento de 11D, não houve necessidade de introduzir o uso da tecnologia Micro Spline.

 

Porque razão existe uma opção de rodas pedaleiras 54-40D?

Com as grandes velocidades dos ciclistas profissionais, muitos ciclistas preferem agora usar rodas pedaleiras maiores que a convencional de 53D. Como solução, desenvolvemos uma combinação de 54-40D, que quando combinada com uma cassete de 12v, oferece uma relação de transmissão mais abrangente.   

 

Quais são os benefícios da tecnologia Hyperglide+ no ciclismo de estrada?

A tecnologia Hyperglide+ oferece mudanças mais rápidas e precisas sem ter que necessáriamente reduzir a força a pedalar no momento da comutação.
Quando comparada com as gamas anteriores, a tecnologia Hyperglide+ torna a comutação excecional para andamentos mais pequenos, especialmente em momentos de maior força a pedalar. Quer sejas um ciclista profissional ou não, esta tecnologia permite-te concentrar no passeio, no teu esforço e no mundo que te rodeia.

 

Quais são os benefícios de uma comutação rápida de mudanças?

No que toca a situações de corrida, um milésimo de segundo é motivo para perder ou ganhar. Assim, tendo uma transmissão que não sofre atrasos na comutação, o ciclista consegue uma resposta instantânea em momentos de maior aceleração.

 

Como é a durabilidade de uma corrente de 12v em relação às de 11v?

As correntes Shimano de 12v têm a mesma duração que as de 11v. As correntes de 12v de montanha são as mesmas para as estrada, uma vez que estas já foram testadas e comprovadas no que toca à sua resistência.

 

Porque é que os novos componentes são apenas DI2?

O sistema DI2 já tem uma longa história no que toca ao seu sucesso, sendo a tecnologia eletrónica com maior sucesso no mercado. Este sistema eletrónico é usado em corridas desde 2009 e o seu desempenho já foi mais que comprovado. Além disso, os pedidos que temos - tanto pelas equipas, como pelos atletas, é que seja DI2. É por isso que esta gama terá apenas versão DI2.

 

Este novo grupo de componentes (R9200) é mais pesado que o anterior (R9100)?

Mesmo com mais uma mudança, o peso total é quase o mesmo que o actual grupo de 11v (comparação de 52-36/11-30D). Através da contínua procura de otimização de peso, a equipa de desenvolvimento de produto da Shimano conseguiu um grupo de 12v, sem aumentar o peso total do grupo. A adicionar a tudo isto, a ergonomia, a velocidade de comutação e a facilidade de utilização foram melhoradas.

 

Os componentes usados por uma equipa professional são os mesmos comercializados no mercado?

Sim, são exatamente os mesmos. Em algumas ocasiões existem componentes especialmente encomendados para atletas/equipas com requisitos muito específios (correntes maiores, por exemplo). No entanto, todos os componentes são fabricados na mesma fábrica sem qualquer tipo de distinção.

 

Porque é que o disco MT900 é específico para o Dura-Ace e o disco MT800 para o Ultegra?

A Shimano não especifica nenhuma gama para os seus discos, mas sim várias opções para serem utilizadas. Enquanto o disco RT900 é compatível com o novo Dura-Ace, o disco MT900 oferece a melhor performance de travagem para a nova geração do Dura-Ace.

 

Qual é a diferença entre o Dura-Ace e o Ultegra?

O Ultegra é um grupo de componentes de estrada de alta gama que oferece um desempenho incrível em todas as suas funções. O Dura-Ace pretende ultrapassar o Ultegra e elevá-lo a um outro patamar sem comprometer o seu desempenho, de forma a garantir que os ciclistas que ganham a vida a competir tenham mais vantagens. Os materiais, processos de fabrico e detalhes do Dura-Ace combinam-se para obter um peso mais leve, mesmo que seja 0,1g em alguns casos.

Por exemplo, vamos comparar as pinças de travão hidráulicas. No Ultegra, é usada uma estrutura mais convencional de 2 peças, de forma a encontrar um equilíbrio entre desempenho e preço. No caso do Dura-Ace, é usada uma estrutura única com a rigidez, tamanho e peso ideais – assumindo uma situação de corrida em que um ciclista desce uma montanha a quase 100 km/h.   

Da mesma forma e para alcançar o desempenho necessário para as corridas de alto nível, o Dura-Ace tem um maior rácio no que toca a opções de andamentos (54-40D) e é meticulosamente desenhado para ser mais leve, usando quantidades generosas de alumínio de alta resistência, titânio e materiais de carbono. 
 

Os grupos Dura-Ace e Ultegra são compatíveis entre si. Portanto, poderás optar entre maior performance ou menor preço em determinados componentes.

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