SC Vouga - Voltar Notícias

Como ajustar a bicicleta de forma confortável

06.Outubro - 2021

A bicicleta ideal para ti deve ir ao encontro das medidas do teu corpo, sendo possível fazer pequenos ajustes que podem melhorar a tua experiência de condução, seja a nível de conforto ou segurança.

O começo

A bicicleta é ajustável de forma a personalizares a tua posição em cima dela. Se estás prestes a comprar uma bicicleta, ou começaste a pedalar recentemente, pede ajuda na loja e algumas dicas para fazeres alguns ajustes. Cada um dos pontos de contacto com a bicicleta – guiador, pedais e selim, podem ser ajustados e trocados, caso necessites.

 

Altura do selim

A forma como o selim é instalado altera a tua posição a pedalar. O avanço/recuo e a respetiva altura definem o teu conforto, sendo preferível uma posição mais vertical das tuas costas. Podes também trocar o selim por um que seja mais largo/estreito ou mais rígido/mole para te sentires mais confortável.

 

 

Guiador

A maioria dos ciclistas urbanos optam por bicicletas que lhes permite ter uma posição mais vertical, do que o tradicional “estilo desportivo”. Se sentires desconforto na frente da zona pélvica ou nas tuas mãos/punhos, a altura do guiador poderá estar desajustada para ti, pelo que subir a haste de guiador, usar um avanço mais curto ou puxar um pouco o selim para a frente, poderá ser a solução.

 

 

Calções, luvas e sapatos

Não precisas de usar a típica lycra de ciclista para ficares confortável na bicicleta, no entanto existem alguns acessórios chave que te podem ajudar.

Calções ou calças almofadadas são concebidas para que consigas sentar-te no selim por mais tempo e de forma confortável, podendo ser usados por baixo da tua roupa “normal”. Estes calções e calças almofadadas não têm as habituais costuras que muitas vezes são motivo de desconforto!

Nas longas distâncias, poderá ser muito vantajoso para ti o uso de luvas de ciclismo. Estas luvas são geralmente almofadadas, pelo que te ajudam imenso a absorver as vibrações do guiador e na aderência aos punhos em caso de transpiração.   

Finalmente, os sapatos também devem ser tidos em consideração. Alguns ciclistas usam sapatos e pedais de encaixe, no entanto és livre de não os querer usar. Certifica-te apenas que os teus sapatos têm uma sola firme de forma a espalhar a força e pressão do pé nos pedais.

 

Pergunta a quem percebe do assunto

Andar de bicicleta nunca deve ser motivo de dor, e caso aconteça, é sinal de que o teu corpo te está a dizer que algo está errado. Uma ida a um Shimano Service Center poderá ser a solução para o teu problema, uma vez que conhecem a tua bicicleta melhor que ninguém.

Ouve o teu corpo, procura ajuda e disfruta da alegria que é pedalar.


motociclismo
e acessórios
ciclismo
e acessórios
floresta
e jardim