SC Vouga - Voltar Notícias

Bicicletas Elétricas: Dicas básicas

30.Junho - 2021

As bicicletas elétricas são divertidas, intuitivas e fáceis de pedalar, mas requerem alguns cuidados.

Quando te deslocas na cidade numa bicicleta elétrica, consegues andar com carga mais pesada, circular mais depressa com menos esforço e evitar os engarrafamentos e as dificuldades para estacionar o carro. Além disso, estás a passar tempo ao ar livre e a fazer exercício.

As bicicletas elétricas são divertidas, intuitivas e fáceis de pedalar. Tal como em qualquer outra bicicleta, conhecer algumas dicas de segurança para utilizares a tua bicicleta elétrica vai fazer com que a tua experiência seja mais divertida e gratificante. Eis algumas dicas básicas que te podem ajudar no iníco da relação com uma bicicleta elétrica:

 

Começa devagar

Podes sentir a tentação de aumentar a potência da tua bicicleta elétrica, mas recomendamos que comeces numa potência mais baixa nas tuas primeiras saídas. Também recomendamos que conduzas num parque de estacionamento grande e vazio ou numa estrada encerrada ao trânsito para te familiarizares com a tua nova bicicleta elétrica.

 

 

Trava com uma maior antecedência

Com mais potência, mais velocidade e um quadro mais pesado, vais precisar de travar com maior antecedência na tua bicicleta elétrica do que numa bicicleta normal.

 

 

Trava de forma suave e equilibrada

Todas as bicicletas elétricas estão equipadas com travões de disco, o que significa uma maior potência de travagem em quaisquer condições. Enquanto te habituas aos teus novos travões e à tua nova bicicleta, certifica-te de que travas sempre com um leve aperto de mão e que acionas ambas as manetes de forma consistente e gradual.

 

 

Pedala com muito cuidado

As bicicletas elétricas parecem bicicletas normais, pelo que as pessoas podem não esperar que pedales à velocidade que a tua bicicleta elétrica atinge. Isto significa que deves ter ainda mais cuidado e prestar ainda mais atenção ao teu redor enquanto pedalas.

 

 

Respeita o Código da Estrada

A tua nova bicicleta elétrica proporciona-te um novo nível de liberdade e diversão. Ainda assim, continuas responsável por conhecer e cumprir todas as regras da estrada, das ciclovias e dos percursos na tua área. Há muito para adorar nas bicicletas elétricas. Portanto, faz a tua parte e mostra como são uma forma divertida de pedalar. Ninguém aprecia um ciclista irresponsável, especialmente numa bicicleta elétrica.

 

 

Por fim e sempre que andes na tua bicicleta, utiliza um capacete de alta qualidade que se ajuste corretamente, independentemente da distância que fores percorrer!

 

shimano steps e-bike

motociclismo
e acessórios
ciclismo
e acessórios
floresta
e jardim