SC Vouga - Voltar Notícias

Lousã, Gonçalo Bandeira e Shimano

14.Maio - 2021

Falar de Downhill e Lousã leva-nos a falar de um nome: Gonçalo Bandeira. O Gonçalo sempre tratou as duas rodas por “tu”, tanto as com motor como as bicicletas, mas tem sido nas bicicletas que se tem destacado como um dos melhores no Downhill

O concelho da Lousã tem um potencial natural e patrimonial, em grande parte baseado na Serra da Lousã e em elementos identitários como as Aldeias do Xisto, Ermidas da Sra. da Piedade ou Castelo de Arouce. Esta serra conjuga de forma única a vertente cultural e humana das Aldeias do Xisto, com a natureza e as possibilidades de lazer que a sua paisagem proporciona. É casa de veados, javalis e corços que espreitam por entre sobreiros, castanheiros, carvalhos e, claro, pinheiros. É atravessada por caminhos que nos levam ao St. António da Neve, ao Alto do Trevim, ao Castelo da Lousã ou à Sra. da Piedade… não esquecendo as praias fluviais e os inúmeros trilhos pedestres ou circuitos de BTT, Trail e Downhill.

 

 

Falar de Downhill e Lousã leva-nos a falar de um nome: Gonçalo Bandeira. O Gonçalo sempre tratou as duas rodas por “tu”, tanto as com motor como as bicicletas, mas tem sido nas bicicletas que se tem destacado como um dos melhores no Downhill a nível mundial.

Por várias vezes já se sagrou campeão nacional desta modalidade e, em 2019, trouxe para Portugal o título de Campeão Europeu Junior.

Esta temporada é já um atleta de Elite e a sua ambição é ser um dos melhores atletas do mundo de Downhill. Nesse desejo de ser o melhor entra a Shimano.

De realçar que já participou na sua primeira prova este ano na categoria de Elite, na Taça de Portugal de Downhill em São Brás de Alportel, onde conquistou o primeiro lugar. Bravo!

 

Eis a bicicleta de Downhill do Gonçalo equipada com Shimano e Pro:

 

 

Características da bicicleta de Downhill do G. Bandeira:

 

Sistema de Transmissão Shimano Saint M820

Pedaleiro | Apresentando a mais resistente construção HOLLOWTECH II, o SHIMANO SAINT FC-M825 possui um eixo de aço e inserções em aço nos pedais. Disponível com rodas pedaleiras de 34, 36 e 38D, o conjunto pedaleiro SHIMANO SAINT é o padrão na modalidade “Gravity”.

Mais info: 

https://bike.shimano.com/pt-PT/product/component/saint-m820/FC-M825.html

 

 

Manípulo de Mudanças | Com ergonomia para competição DH e mudanças rápidas, o manípulo de mudanças SHIMANO SAINT RAPIDFIRE PLUS fortalece a confiança e o controlo nas condições mais agressivas de ciclismo. A combinação de um manípulo alongado com rolamentos múltiplos de fricção reduzida proporciona passagens de mudanças suaves e eficientes.

Mais info: 

https://bike.shimano.com/pt-PT/product/component/saint-m820/SL-M820.html

 

 

Desviador Traseiro | Graças ao seu design de baixo perfil e compatibilidade com andamentos curtos, o desviador traseiro SHIMANO SAINT M820 está pronto para enfrentar o universo duro e desafiante da competição Gravity.

Mais info: 

https://bike.shimano.com/pt-PT/product/component/saint-m820/RD-M820-SS.html

 

 

Sistema de Travagem Shimano XTR 9100

Manetes de Travão | Manete de Travão de Disco Hidráulico I-SPEC EV SERVOWAVE SHIMANO XTR - Com abraçadeira. A manete SHIMANO XTR para Trail e a nova pinça de 4 pistões também para Trail oferecem poder de paragem personalizado pelo ciclista para obter mais potência nas bicicletas de BTT modernas. A BL-M9120 com o novo I-SPEC EV, com ajuste sem ferramenta, continua a estabelecer o nível no sistema de travagem das bicicletas de montanha.

Mais info: 

https://bike.shimano.com/pt-PT/product/component/xtr-m9100/BL-M9120.html

 

 

Pinças de travão | A Pinça de Travão de Disco Hidráulico ICE TECHNOLOGIES XTR - de 4 Pistões (M9120) possui um design MONO-BODY, criado a partir de um bloco único forjado, para maximizar a rigidez e com quatro pistões de cerâmica para poder de paragem perfeito e personalizado pelo ciclista.

Mais info: 

https://bike.shimano.com/pt-PT/product/component/xtr-m9100/BR-M9120.html

 

 

Haste de Guiador Tharsis da Pro Bikegear | Desenhada para oferecer uma melhor experiência na bicicleta, a haste PRO Tharsis 3Five é feita em carbono e tem uma elevação de 30mm para melhorar o controlo nos trails mais duros. Pesa 210g.

Mais info: 

https://www.pro-bikegear.com/global/mtb/handlebars/tharsis-3five-high-rise-carbon-handlebar

 

 

Avanço de Guiador Tharsis da Pro Bikegear | O avanço PRO Tharsis 3Five é direct mount e feito especificamente para complementar o cockpit Tharsis 3Five. É feito em material AL-7050 para maior rigidez e força. Pesa 125g.

Mais info: 

https://www.pro-bikegear.com/global/mtb/stems/tharsis-3five-dm-stem

 

 

Punhos PRO Lock On Race | Os punhos PRO Lock on Race são feitos a partir de polipropileno e gel de forma a serem leves, mas ainda assim confortáveis. Tem também um núcleo específico para alívio de pressão nas mãos.

Mais info: 

https://www.pro-bikegear.com/global/accessories/grips/lock-on-race-grip

 

 

De forma a complementar o grupo de acessórios, o Gonçalo tem na sua bicicleta um Espigão e Selim também do modelo Tharsis:

 

 

Pedais Saint | Encaixa-te nas robustas garras de retenção dos pedais SPD SAINT da série M820 para te aventurares no Downhill puro. A durabilidade melhorada do eixo eleva estes pedais finos mas fortes a outro nível. Desfruta de maior controlo da bicicleta, combinando-os com os sapatos SHIMANO da série GR.

Mais info: 

https://bike.shimano.com/pt-PT/product/component/saint-m820/PD-M821.html

 

 

Sapatos Shimano GR9 | Primeiro sapato para Downhill/Enduro, indicado para pedais de plataforma, com grande aderência, proteção melhorada e facilidade ao caminhar.

Mais info: 

https://bike.shimano.com/pt-PT/product/apparel-accessories/shimano-series-lsg-2020/SH-GR901.html

 

 

Sabendo que todos estes componentes e acessórios estão em "boas mãos", resta-nos desejar ao Gonçalo muitos sucessos e felicidades em cima da sua bicicleta!

 

shimano downhill gonçalo bandeira

motociclismo
e acessórios
ciclismo
e acessórios
floresta
e jardim