Como testar se a tua bicicleta está em perfeitas condições e preparada para novos trilhos.
Uma bicicleta limpa reduz a possibilidade de dano nos componentes e permite-te ver se há algum problema ou se é necessária alguma reparação. Por outro lado, dar uma volta com a bicicleta a brilhar, é muito melhor, não achas?
Antes de iniciares qualquer processo de manutenção, deves começar por lavar a tua bicicleta. Estes são os passos para manteres a tua bicicleta a brilhar de forma saudável:
- primeiros 3 minutos a preparar o teu kit de limpeza e deixar tudo a postos para os próximos passos;
- cerca de 4 minutos a lavar. Toma atenção aos pontos de contacto elétricos da bateria para evitar a acumulação de sujidade, que pode causar problemas no fornecimento de energia;
- cerca de 5 minutos a esfregar. Enquanto esfregas, procura por sinais de desgaste. Os dentes da cassete e das rodas pedaleiras não devem ter pontas afiadas ou pontiagudas. Procura por extremidades desgastas nos cabos, e riscos ou arranhões profundos no quadro ou nos componentes. Procura zonas desgastas nos pneus, furos, cortes ou abrasões.
- cerca de 3 minutos a enxaguar. Certifica-te que não ficam quaisquer resíduos;
- cerca de 2 minutos a secar. Usa o teu pano seco e remove o máximo de água possível para prevenir ferrugem, nomeadamente na corrente e nas peças de metal;
- cerca de 3 minutos a lubrificar. O lubrificante ajuda a proteger a bicicleta da ferrugem e de quaisquer danos. Também mantém as peças de movimento suaves e silenciosas enquanto pedalas.
Depois de lavares a bicicleta e verificares a pressão ou encheres os pneus, é mais fácil perceber se há alguma questão que necessita do cuidado de um especialista. Para isso deves utilizar a técnica chamada Verificação em M. Não conheces? Passamos a explicar.
Os mecânicos de bicicletas utilizam este método da frente para trás para garantir que cada parte da bicicleta é examinada. Se notares algum dano ou desgaste enquanto limpas a bicicleta, o ideal é que seja vista por um especialista.
Antes de começar a pedalar, verifica sempre a tua bicicleta. Uma bicicleta em ótimas condições é mais segura e torna o ciclismo mais agradável. Vê como fazer uma verificação rápida, mas completa, à tua bicicleta em apenas dois minutos:
Começa na roda dianteira
Começa na roda dianteira e vai até à roda traseira. Verifica se aperto rápido, que mantém a roda dianteira no lugar, está bem fechada e quando moves a roda de um lado para o outro ela não balança. Levanta a frente da bicicleta e gira o guiador para verificares se os pneus não apresentam áreas desgastas ou cortes. Verifica se a roda gira suavemente e não está empenada ou fricciona nos travões.
Verificação do guiador
Baixa a roda novamente e sobe até o guiador. Ao balançar a bicicleta para frente e para trás, sentes alguma batida ou movimento na direção (onde os rolamentos se prendem ao quadro)? Balança os rolamentos de um lado para o outro para ver se eles se movem livremente. Use o travão dianteiro para parar a roda. Ele trava rápida e firmemente?
Verifica o travão traseiro
Na roda traseira verifica se a roda está bem travada no quadro e repete as verificações na roda que fizeste na dianteira – segura a bicicleta para girar a roda e verificar o pneu. Testa se o travão traseiro é potente, trava com controlo e não há fricção.
O teste da queda
Levanta a tua bicicleta 5 centímetros do chão e desce-a com cuidado. Deves estar atento a quaisquer chocalhos, batidas, estalos ou ruídos que normalmente não ouves. Uma bicicleta bem conservada será quase silenciosa.
Verificação de quadro
Olha por cima do longo tubo diagonal inferior da bicicleta até o suporte inferior onde os pedais são fixados. Verifica se não há grandes solavancos ou arranhões. Agarra os crank arms e os pedais, dá-lhes um bom puxão e verifica se os pedais giram livremente onde se juntam ao crank. Balança os suportes dos bidons para verificares se não estão soltos e se o bidon não vai cair. Numa bicicleta elétrica, verifica se a bateria está bem instalada.
Formato do selim
Segue desde o suporte inferior até o selim, verifica se o espigão do selim está apertado para que o selim não caia ou torça repentinamente. Pega no selim e tenta movê-lo para cima e para baixo ou para frente e para trás para verificar se está bem preso à bicicleta. Por fim, segue os tubos atrás do selim até a roda traseira e verifique se há danos.
Chama os especialistas da Shimano
Esta verificação rápida foi projetada para te ajudar a identificar os problemas que precisam de verificação mais aprofundada. Ouviste um som estranho ou sentiste que algo estava errado com o teu desviador ou corrente? Ou talvez os travões estejam friccionando? Para o diagnóstico e reparo completos, os mecânicos da Shimano estão prontos para ajudar.
Os Shimano Service Center são uma rede global de revendedores independentes de bicicletas. Numa loja Shimano Service Center, a equipa é treinada para fazer a manutenção dos componentes Shimano de bicicletas elétricas de estrada, MTB, cidade e Shimano STEPS e também oferece as peças originais Shimano mais comuns.
Confere todos os serviços oferecidos AQUI e segue o link para encontrar o teu Shimano Service Center mais próximo.