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AS 12V EM MONTANHA CHEGAM AGORA À GAMA DEORE

07.Maio - 2020

Um quarto grupo Shimano para montanha surge com o comprovado sistema de transmissão para 12V e travagem acessível a todos os consumidores, ainda com opções de 11 e 10 velocidades. 

A Shimano lança hoje no mercado (7 de maio 2020) o seu mais recente grupo de montanha para 12V, a serie Shimano DEORE M6100. Simultaneamente, surge um novo grupo para 11V SHIMANO DEORE M5100 e outro para 10V SHIMANO DEORE M4100 que vão garantir a aquisição de tecnologia premium a um outro nível de preço.

A serie M6100 é moldada com o mesmo ADN dos grupos de montanha XTR, DEORE XT e SLX e, sendo totalmente compatível com todos os restantes grupos, permite combinar livremente diferentes produtos e escolher o nosso tipo de montagem de acordo com as nossas necessidades e estilo de ciclismo. 

 

As versões de 11 e 10V desenvolvidas sob o legado SHIMANO DEORE vão apresentar-se com algumas das tecnologias utilizadas nos topos de gama, tais como a comutação HG HYPERGLIDE, sistema de libertação de mudanças 2-WAY RELEASE, mudanças traseiras com SHADOW RD+ e manípulos com sistema de apoio I-SPEC EV, o que permite uma grande versatilidade nestes grupos.

 

SHIMANO SERIES  DEORE M6100  (12-velocidades) Todas as tecnologias de 12V Shimano testadas e comprovadas estão inerentes em todos os componentes na gama SHIMANO DEORE     .

Pedaleiro 1x12: O pedaleiro SHIMANO DEORE 12V (FC-M6100) com um acabamento metálico lustroso chega ao mercado na configuração (1x12). Traz integrada a tecnologia DYNAMIC CHAIN ENGAGEMENT+ utilizada nos grupos de alta gama (XTR, XT e SLX). Um inovador perfil de construção nos dentes das rodas pedaleiras garante mais suavidade, menos ruído e uma excelente retenção da corrente. O crenque está equipado com um sistema de montagem direto, simplificando a substituição das rodas pedaleiras.  

Opções de 170mm e 175mm para o comprimento dos cranques. Rodas pedaleiras de 30 e 32D (no entanto, teremos compatibilidade entre as rodas pedaleiras pequenas ou grandes ao nível SLX, XT e XTR) ou a escolha de três diferentes Q-Factores (Medida interna entre cranques), 172mm (para 142/148mm), 178mm (para 148mm) ou 181mm (para 157mm).  Duas alternativas para crenques sem série associadas ao nível da gama DEORE vão ser disponibilizadas no mercado: o FC-MT511-1 (30D, 32D) e o FC-MT510-1 (30D, 32D, 34D).

 

Model no.

Q-factor

Chain line

O.L.D.

FC-M6100-1

172mm

52.0mm

142mm / 148mm

FC-M6120-1

178mm

55.0mm

148mm

FC-M6130-1

181mm

56.5mm

157mm

 

Cassete e corrente: A cassete SHIMANO DEORE de 12V com MICROSPLINE (CS-M6100) é fabricada com 12 carretos de aço num rácio de 10-51D. Complementado com a inigualável qualidade de comutação HYPERGLIDE+, permite fazer passagens em carga tanto para mudanças altas como baixas, permitindo ao SHIMANO DEORE ter as passagens de mudanças mais suaves até hoje desenvolvidas. 

A corrente SHIMANO DEORE de 12V HG (CN-M6100) oferece uma transmissão suave com uma elevada retenção, isto porque o design dos elos interiores combina na perfeição com o perfil dos dentes das rodas pedaleiras que incorporam a tecnologia DYNAMIC CHAIN ENGAGEMENT+ e cassetes com tecnologia HYPERGLIDE+ que permitem pedalar continuamente mesmo em passagens de mudanças em carga.

Mudança de Trás: A mudança traseira de 12V SHIMANO DEORE (RD-M6100-SGS) permite uma passagem precisa e rápida mesmo com 10-51D. Roldanas com 13D e tecnologia SHIMANO SHADOW RD+ reduz ressaltos da corrente, melhorando a retenção da corrente.

Manípulos: O manípulo direito de 12V SHIMANO DEORE (SL-M6100-IR) beneficia das mesmas tecnologias utilizadas no XTR, DEORE XT e SLX. O I-SPEC EV permite obter um ajuste ergonómico soberbo, uma deslocação lateral de 14mm e 10º de movimento rotacional e permite ajustar a haste de guiador quantas vezes desejarmos. Combinando a velocidade de comutação RAPIDFIRE PLUS e a velocidade de libertação 2-WAY RELEASE, podemos efetuar passagens de mudanças na cassete mais rápido que nunca.

Travões: Os travões SHIMANO DEORE M6100 estão disponíveis numa versão para XC com uma pinça de 2 pistões ou com 4 pistões uma variante para Trail e Enduro, ambos com uma manete de travão redesenhada (BL-M6100) vamos ter uma maior rigidez e mais potência de travagem. As manetes de travão vêm equipadas com a tecnologia SERVO WAVE, que permite uma ação mais rápida entre pastilha/ disco, melhorando a potência com a rapidez de ação. Ambas as pinças podem ser utilizadas com pastilhas de resina ou metal em combinação com os discos SM-RT64 ou SM-RT54.

Para completar o cockpit, será disponibilizado no mercado como opção um manípulo de espigão de selim, o SL-MT500. O ciclista pode ajustar com rapidez o seu espigão de selim sem comprometer a posição da mão no punho. Este manípulo está disponível em 2 opções de montagem, o consumidor pode optar por uma versão de abraçadeira ou uma versão I-SPEC EV que permite um ajuste ainda mais detalhado.

 

Series SHIMANO DEORE M5100 (11-velocidades) e M4100 (10-velocidades)

A permanência de um grupo de 10 velocidades e a adição de um grupo de 11 velocidades na gama SHIMANO DEORE permite ter uma série de componentes que vai abraçar um amplo estilo de diferentes ciclistas, preferências e orçamentos.

Sistemas de transmissão: Ao contrário da versão de 12 velocidades, ambas as séries de 11V e 10V vão ter como opção um sistema de transmissão duplo (2x11 ou 2x10), mas existirá uma opção para simples (1x11 ou 1x10). Ausentes estarão algumas das avançadas tecnologias de comutação das 12V, contudo, os ciclistas podem obter uma espantosa performance de comutação com as cassetes e correntes HG, com os manípulos esquerdos equipados com tecnologias RAPIDFIRE PLUS MONO e 2-WAY RELEASE.

 

 

Os ciclistas que escolherem os cranques de 11V, vão ter a opção de uma cassete de 11-51D e pedaleiros simples com 30D ou 32D (1x11), ou duplos (2x11) na medida standard (FC-M5100-2) ou na medida ‘boost’ (FC-M5100-B2) com rodas pedaleiras 36-26D e cassetes de aço de 11-42D HG (CS-M5100).

Os ciclistas com 10V podem complementar o pedaleiro simples (1x10) e rodas pedaleiras (30D ou 32D) com uma cassete HG 11-46D ou, o duplo 2x10 (36-26D) com a cassete HG 11-42D ( CS-M4100).

Mudanças: As mudanças traseiras são especificas de acordo com a tua escolha de transmissão, a mudança SHIMANO SHADOW RD+ RD-M5100-SGS é especifica para trabalhar com linhas de corrente 1X11, de baixo perfil de modo a ficarem mais protegidas de impactos de pedras e estabilizador de corrente para evitar ressalto ou saída indesejada. Está desenhada para acomodar o carreto 51D na cassete de 11V.

RD-M5120-SGS, desenvolvida com tecnologia SHIMANO SHADOW RD+ de baixo perfil e estabilizador de corrente, suporta carretos de 42D (2x11/10) ou 46D (1x10). Existirá uma versão mais económica, a RD-M4120-SGS SHIMANO SHADOW RD disponível para 2x11 ou 2x10 sem estabilizador de corrente.

Teremos mudanças da frente (FD-M5100/M4100) com uma ação mais leve e suave de comutação com distância ao pneu otimizada (aros mais largos, pneus até 2.30). Ambas as opções têm múltiplas opções de montagem ao quadro (tipos D, E ou M).

Manípulos: Caso se escolha um sistema de transmissão simples ou duplo, os manípulos SHIMANO DEORE 10 e 11V (SL-M5100-IL/IR) vêm com I-SPEC EV, o que permite o reajustamento e uma montagem mais simplificada das manetes e do manípulo de espigão de selim, o que permite ao utilizador ter uma haste de guiador mais ‘limpa’ (montagem com abraçadeiras estará disponível). No lado esquerdo da haste de guiador, os manípulos RAPIDFIRE PLUS MONO permitem ao utilizador operar a mudança da frente apenas recorrendo a um manípulo simples que responde instantaneamente às passagens de mudança para altas e baixas. O manípulo direito integra um visor ótico que permite rapidamente visualizar a posição da sua mudança, com a tecnologia RAPIDFIRE PLUS permite a comutação para altas 3 carretos de uma só vez, enquanto que a tecnologia 2-WAY RELEASE é uma ótima ajuda quando nos aproximamos de uma subida, pois permite rapidamente libertar mudanças.  

Travões: Nas 10 e 11V, existe apenas uma manete de travão para funcionar com as 2 versões de pinça (2-pistões ou 4-pistões). A manete BL-M4100 é compatível com os designs de 2 e 4 pistões. A manete tem um ponto de contacto adicional na haste de guiador para aumentar a rigidez, abraçadeira de abertura rápida e ajuste ‘free stroke’. As pinças BR-MT420 de 4 pistões estão preparadas para funcionar com pastilhas de resina ou metal. As pinças BR-MT410 de 2 pistões mais leves apenas são compatíveis com pastilhas de resina. 

 

Os mais recentes componentes para 12 Velocidades SHIMANO DEORE e as opções para 11Ve e 10V vão estar disponíveis nas lojas da especialidade a partir do Verão de 2020.

Consulta já a tua loja habitual ou o distribuidor nacional para saber a disponibilidade.

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Sabe mais sobre os produtos Shimano 12 Velocidades em: MTB.SHIMANO


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