SC Vouga - Voltar Notícias

Como usufruir da bicicleta em dias de chuva

14.Março - 2022

Temos dicas e conselhos para que te tornes num verdadeiro ciclista de todas as estações. Todas elas farão com que consigas obter maior prazer nas tuas deslocações, mesmo que esteja mau tempo.

Andar de bicicleta pela cidade permite-te evitar as horríveis filas de trânsito e é uma maneira fácil de manter a forma, mas se o tempo chuvoso te obriga a pegar nas chaves do carro ou o passe de transportes públicos, está na hora de encontrares o lado divertido de andar de bicicleta na chuva. Com o kit certo e um pouco de preparação, a chuva deixará de ser um motivo para deixares a bicicleta dentro de casa.

 

5 truques para pedales em clima húmido

 

  • Poças de água podem disfarçar a profundidade de um buraco. Resiste à tentação de passares por cima.
  • As estradas molhadas são escorregadias. Se travares com força numa estrada molhada, poderás derrapar, por isso trava de forma mais suave e com maior antecedência.
  • Evita andar em cima das linhas brancas de marcação, tampas de esgoto ou linhas de metro quando estiver molhado.
  • Se tiveres que atravessar uma superfície escorregadia, aproxima-te sempre o mais direito possível e não em ângulo (a curvar, por exemplo)
  • Em dias chuvosos, desloca-te o mais longe possível da sarjeta, pois a chuva leva os detritos e toda a sujidade para a berma da estrada.

 

 

5 dicas para te manteres seco

 

  • Ao escolheres um casaco, procura um que tenha mangas e costas compridas para que quando te fores a inclinar para a frente, fiques na mesma protegido.
  • Um capuz que dê para utilizar por cima do capacete ajuda a manter a chuva longe do rosto. Outra opção é um poncho impermeável que também cobrirá a parte superior das coxas.
  • Podes vestir umas calças impermeáveis por cima das tuas roupas normais para te proteger melhor dos salpicos.
  • Manter os pés secos é o mais problemático, pois eles podem facilmente levar com água por poças se não tiveres guarda-lamas. Podes comprar sapatos de ciclismo especializados que se pareçam com sapatilhas normais, usar capas de sapato ou simplesmente carregar um par extra em dias húmidos.
  • Um kit de ciclismo à prova de água pode ser caro, mas vale a pena o investimento se tornar os passeios mais agradáveis.

 

 

5 formas de preparares a tua bicicleta para a chuva

 

  • Os guarda-lamas são essenciais para te proteger da água que salta dos pneus da bicicleta. Não te preocupes se a tua bicicleta não os tiver, pois eles são fáceis de encaixar na maioria dos modelos.
  • Mesmo à luz do dia, o tempo húmido significa pouca visibilidade, portanto, certifica-te de que tua bicicleta está bem equipada com luzes e refletores, especialmente as vermelhas na parte traseira de forma a seres visto.
  • Pede ao mecânico da tua loja de bicicletas para verificar as pastilhas de travão com frequência, pois a areia e a água da chuva desgastam as pastilhas rapidamente, dificultando a eficiência da travagem.
  • A chuva, a areia e o sal das estradas deixarão tua corrente da bicicleta suja- ou até enferrujada se for deixada por muito tempo. Limpa a tua corrente quando estiver molhada e usa um lubrificante para clima húmido que não sairá facilmente com água, portanto, protege melhor a tua corrente contra danos.
  • Não se preocupe em levar sua e-bike na chuva. A bateria e as ligações elétricas estão todas bem protegidas e a chuva não lhe causará problemas. Apenas tenha cuidado extra para cobrir a porta da bateria quando terminar de carregar.

 

Procura sempre o arco-íris

 

Andar de bicicleta, mesmo em dias chuvosos, ainda é mais agradável para ti e para o meio ambiente do que estar num transporte público apertado ou preso num engarrafamento.

A chuva passa e o sol aparece, e quando isso acontece, podes eventualmente arrepender-te de teres deixado a bicicleta em casa!

 

Para garantires que tua bicicleta está pronta para o clima húmido, podes sempre contar com a experiência de um Shimano Service Center. Encontra-o aqui.

shimano truques e dicas

motociclismo
e acessórios
ciclismo
e acessórios
floresta
e jardim