SC Vouga - Voltar Notícias

A Shimano aposta na redução do impacto ambiental através de embalagens sustentáveis

28.Fevereiro - 2022

O ciclismo tem um carácter extremamente sustentável. Uma volta de bicicleta ao invés de automóvel, beneficia sempre a saúde de todos e a do meio ambiente. Neste aspeto, a Shimano quer tornar o ciclismo ainda mais sustentável com embalagens ecológicas.

A sustentabilidade é um tema recorrente nos relatórios anuais da Shimano. Em 2020, por exemplo, a Shimano reduziu o consumo de água nas suas fábricas em aproximadamente 7%. Nesse mesmo ano, a Shimano também anunciou um plano de ação para reduzir o plástico descartável em recipientes e materiais de embalagem. Tudo isso sem comprometer a qualidade da embalagem ou a experiência consumidor.

 

Menor impacto ambiental

Enquanto isso, a Shimano deu grandes passos que são visíveis para todos, principalmente no que toca ao uso de embalagens sustentáveis ​​com menor impacto no meio ambiente e no planeta. Em linhas gerais, esta embalagem gira em torno de quatro pontos principais: uso mínimo de plástico descartável, transição para papelão certificado FSC e reciclado ou uma mistura dos dois, reduzindo o volume total da embalagem e usando menos tinta. Este último facilita a reciclagem uma vez que o papelão é descartado.

Entre outras coisas, a mais recente série de componentes Dura-Ace R9200 - o pináculo da tecnologia dos grupos de corrida, recebeu recentemente um novo 'olhar'. Anteriormente, cada um dos componentes era embalado numa espécie de manga, dentro de uma caixa interna onde era fixado com película de plástico transparente e depois colocado numa outra caixa externa. A nova embalagem sustentável agora apenas consiste numa caixa interna e outra externa, feitas de papelão reciclado FSC. A caixa interna possui uma estrutura especial que impede a movimentação do componente, de modo a que não seja mais necessário o plástico para a estabilização. Além disso, esta estrutura absorve o impacto em caso de queda.

 

 

Outros produtos da Shimano também receberam recentemente novas embalagens. Os sapatos agora vêm numa caixa ecologicamente correta, feita de materiais reciclados. A tinta usada, os pictogramas e descrições são muito menores. A embalagem das peças de reposição é feita de papelão certificado FSC ou reciclado, ou uma mistura destes. O tamanho da embalagem também se adapta melhor ao formato do produto, desta forma, há menos espaço vazio e o material é economizado. Aqui, também se traduz uma redução significativa de tinta.

 

 

A Shimano agora envolve o seu vestuário - cujos tecidos técnicos precisam de ser protegidos, em sacos plásticos 100% reciclados. Estes podem ser mais tarde reciclados novamente. As etiquetas dos produtos de vestuário também se tornaram mais sustentáveis e agora são feitas de papelão reciclado ou certificado pelo FSC, ou uma mistura destes.

Os óculos da Shimano são agora embalados numa caixa com um formato sem plástico, sendo utilizado em uma vez disso, papel certificado pelo FSC. A embalagem também é menor e tem menos tinta que antes.

 

Próximos passos

Estes são apenas alguns dos primeiros resultados do percurso sustentável da Shimano. Passo a passo, a Shimano está a introduzir embalagens cada vez mais sustentáveis, amigas das pessoas, do meio ambiente e do planeta. Noutras áreas, a Shimano também continua a fazer todos os esforços para atuar de forma ainda mais sustentável. Na sua política ambiental, a Shimano compromete-se, entre outras coisas, a limitar ao máximo as emissões de CO², envolver os funcionários em campanhas de poupança de energia e prevenir a poluição do ar, da água e do solo. Este último também se aplica à poluição e perturbações causadas ​​por sons e vibrações.

shimano responsabilidade social

motociclismo
e acessórios
ciclismo
e acessórios
floresta
e jardim