SC Vouga - Voltar Notícias

Shimano contra as modificações nas e-bikes

30.Setembro - 2021

A marca nipónica assumiu o compromisso de garantir que todos os requisitos aplicáveis anti violação sejam cumpridos, agora e no futuro, trabalhando com a indústria para sensibilizar e apelar ao fim desta prática ilegal.

A Shimano anuncia o seu apoio na luta contra as alterações das bicicletas elétricas, mais especificamente nos seus sistemas Shimano Steps, com vista ao aumento de desempenho dos seus motores. A marca uniu-se à indústria do ciclismo no apoio à CONEBI, a Confederação Europeia da Industria das Bicicletas, assumindo uma postura contra a adulteração das e-bikes.

 

                                                                  

 

A marca nipónica assumiu o compromisso de garantir que todos os requisitos aplicáveis anti violação sejam cumpridos, agora e no futuro, trabalhando com a indústria para sensibilizar e apelar ao fim desta prática ilegal. Isto inclui atualizações contínuas de firmware para evitar que as aplicações e hardwares de ajuste funcionem com os sistemas Shimano Steps, além de ser capaz de detetar evidências de alterações através da versão profissional da aplicação E-TUBE PROJECT.

 

 

Através destas medidas, a Shimano acredita que pode ajudar o setor das bicicletas elétricas a crescer como uma solução de mobilidade e exercício para milhares de pessoas em todo o mundo.

 

“Os membros da CONEBI são contra qualquer tipo de alterações às características originais da bicicleta, por exemplo, na questão do aumento do desempenho ou da velocidade máxima suportada. Conduzir uma bicicleta elétrica alterada na via pública não só poderá levar a problemas técnicos, como também resultar em sérias consequências jurídicas. Os kits de adulteração e outros tipos de aparelhos podem danificar a transmissão e também a própria bicicleta. Os ciclistas correm o risco de perder apoio técnico e a respetiva garantia por causa deste tipo de alterações, além de, em caso de acidente serem alvos de um processo criminal.”

 

Os sistemas de bicicletas elétricas Shimano Steps foram projetados para funcionar na perfeição entre si, tendo todos os componentes a trabalhar em conjunto para uma melhor experiência de condução. No entanto, sabemos que há uma tentação em fazer ajustes para melhores desempenhos, no entanto, esses procedimentos fazem com que a bicicleta não cumpra os requisitos legais e seja a anulada a sua garantia.

 

 

Felizmente existem soluções para aumentar o desempenho da bicicleta, mantendo-a fiável e segura, sem que se perca a garantia em caso de uma situação inesperada.

 

Pressão dos pneus:

A maioria dos pneus tem presente na sua lateral as medidas de pressão de ar indicadas para uma melhor referência. No entanto, podes dedicar algum tempo na pesquisa pela pressão de ar ideal, tendo em conta dois fatores: o teu peso e o tipo de uso que dás à bicicleta.

 

Ajuste do firmware:

Faz o download da aplicação “E-Tube Project” para alterar as definições de assistência do motor. Para as bicicletas elétricas de montanha existem 3 modos de assistência (Boost, Trail e Eco) e que são totalmente personalizáveis. Nas bicicletas citadinas - equipadas com motores E6100 ou E5000, poderás colocar o modo de assistência em “SPORTIVE” para teres um maior desempenho da força e velocidade do motor, tornando as tuas deslocações ainda mais divertidas.

DOWNLOAD DA APP E-TUBE PROJECT DOWNLOAD AQUI

 

Manter a bicicleta limpa:

A icónica frase “bicicleta limpa, bicicleta feliz” vai muito além da estética. Os componentes duram mais e têm melhor desempenho quando são cuidados.      

 

 

Para questões acerca de bicicletas elétricas, visita um dos nossos revendedores Shimano STEPS. Eles estão prontos para ajudar nas tuas dúvidas.

 

LOCALIZADOR DE LOJAS SHIMANO STEPS AQUI

shimano steps e-bike

motociclismo
e acessórios
ciclismo
e acessórios
floresta
e jardim