SC Vouga - Voltar Notícias

6 sintomas que indicam a necessidade de um bike fit

16.Setembro - 2021

Embora seja sempre necessário o esforço físico no ciclismo, é fundamental que os princípios básicos na utilização da bicicleta sejam cumpridos: eficiência e conforto.

Embora seja sempre necessário um determinado esforço físico no ciclismo, o que pode, em alguns casos, levar à fadiga devido à intensidade e duração desse mesmo esforço, é fundamental que os princípios básicos na utilização da bicicleta sejam cumpridos: eficiência e conforto. No entanto, existem muitas pessoas que assumem como normal algumas das dores provenientes do ciclismo, mas que facilmente são resolvidas com um ajuste da posição na bicicleta.

Vamos enunciar 6 das queixas mais comuns:

 

1. Dor no selim

A dor no selim é uma das queixas mais comuns e a principal fonte de desconforto para muitos dos ciclistas. A forma do selim é um fator muito importante para determinar o conforto geral em cima da bicicleta e, caso tenhas dúvidas em saber qual a forma de selim mais indicada para ti, aconselhamos-te a visitar uma loja com o sistema bikefitting.com implementado e pedir conselhos através do seu serviço de seletor de selins.

Os pontos seguintes podem causar-te dores no corpo:
 

  • Altura de selim (demasiado alto/baixo)
  • Distância do selim (demasiado para a frente/trás)
  • Diferença no comprimento das pernas
  • Colocação novas travessas
  • Distância da haste de guiador

 

 

2. Dor nas costas

As dores nas costas podem ser causadas por questões físicas (diferença no comprimento das pernas ou fraca flexibilidade, por exemplo), mas também devido à posição atual na bicicleta. A causa principal para a dor nas costas é a distância entre o selim e a haste de guiador, tanto em altura como no comprimento.

 

 

3. Dor no pescoço

Neste tipo de dor, deves excluir uma causa física. Para muitas pessoas com um trabalho de escritório, por exemplo, a posição atrás da mesa também conta. No que diz respeito ao ajuste da bicicleta, um guiador demasiado curto ou demasiado comprido, ou mesmo a grande/curta distância entre o selim e a haste de guiador, pode causar dores no pescoço.

 

 

4. Mãos dormentes

As mãos dormentes são associadas muitas vezes ao excesso de pressão nos nervos que atravessam o pulso até às mãos, o que pode ser causado por uma posição incorreta na bicicleta. Por vezes, o guiador é demasiado baixo ou as manetes de mudança/travão não estão corretamente ajustadas. Uns punhos ergonómicos ou uma haste de guiador mais fina, poderá ser uma das formas de resolver este desconforto.

 

 

5. Dormência nos pés

Os pés dormentes são uma das consequências da má colocação das travessas dos sapatos. Uma sola em carbono não irá torcer, ao contrário de uma de plástico barato, o que fará com que sintas também algum desconforto. Além disso, uma boa palmilha irá apoiar o pé do ciclista e distribuir a pressão uniformemente. Finalmente, o pé deve ter espaço suficiente no sapato. Se não for esse o caso, é provável que sofras com o desconforto e dormência no pé.  

 

 

6. Problemas no joelho

Os problemas no joelho podem ser causados por diferenças no comprimento da perna, desequilíbrio da força muscular ou por demasiada carga em situação de treino. No entanto, também as medidas da tua bicicleta poderão estar na origem destes problemas. Normalmente, um selim demasiado baixo ou demasiado para a frente, causa dores na parte frontal do joelho.

 

 

Caso algum destes sintomas te seja familiar, recomendamos-te que faças uma avaliação da tua posição na bicicleta num dos revendedores da marca Bikefitting.com. Estes, com o auxílio de algumas ferramentas e conhecimento adquirido em várias formações, poderão ser a ajuda que necessitas para melhorar o teu desempenho e conforto em cima da bicicleta.

 

Porquê a Bikefitting.com?

  • Porque tem 30 anos de experiência no sector, tendo já feito ajustes a mais de 1,5 milhões de ciclistas.
  • Porque é uma empresa de serviços neutros com presença em mais de 2500 lojas de bicicletas em quase 50 países.
  • Porque os seus serviços funcionam para todas as marcas locais e globais, de forma a garantir que existe um ajuste perfeito.

 

 

Descobre as lojas Bikefitting.com em Portugal e os seus diferentes serviços, aqui: https://bikefitting.com/pt-pt/dealers    

bikefitting.com

motociclismo
e acessórios
ciclismo
e acessórios
floresta
e jardim