SC Vouga - Voltar Notícias

Transmissões Deore XT e Deore com tecnologia "LINKGLIDE" para maior durabilidade

04.Maio - 2021

Introduzida como alternativa às transmissões HYPERGLIDE+, o LINKGLIDE é feito para uma performance de maior durabilidade. A tecnologia LINKGLIDE estará disponível nas transmissões DEORE XT 1x11 e DEORE 1x10.

O ciclismo de montanha (convencional e eléctrico) continua a aumentar, tal como o desgaste da transmissão. Para resolver este problema, a Shimano está a introduzir a tecnologia LINKGLIDE, desenvolvida para aumentar a durabilidade da transmissão, sem interferir com a suavidade da mesma.

A LINKGLIDE será introduzida inicialmente no DEORE XT (1X11 velocidades) e DEORE (1x10 velocidades) e será aplicada numa larga variedade de bicicletas, assim como diferentes tipos de ciclismo, no entanto, foi feita especialmente para as bicicletas eléctricas.

 

Os testes da Shimano mostram que as cassetes com LINKGLIDE são 3x mais duravéis em condições enlameadas. Havendo 3x menos degradação da cassete, isso significa também menos saltos da corrente, menos perda de potência, maior longevidade antes de reparações/substituições e maior performance.

Os novos componentes incluem os manípulos de mudança DEORE XT (1x11 velocidades) e DEORE (1x10 velocidades), desviadores traseiros, correntes e cassetes. Cada um destes componentes terá um logótipo LINKGLIDE presente para poder diferenciar dos restantes que não serão compativéis.

 

Cassetes LINKGLIDE

Os dentes das cassetes LINKGLIDE foram aperfeiçoados, tendo um novo formato para reduzir o desgaste em situações de torque elevado. As bases dos dentes são mais fortes e robustas, para contrabalançar a zona de maior degradação. Além disso, o perfil também foi modificado na parte superior.

A cassete DEORE XT 1x11 (CS-LG600-11) pesa 780gr e oferece uma combinação 11-50D enquanto a cassete DEORE 1x10 (CS-LG600-10) pesa 634gr e oferece uma combinação 11-43D

 

Desviadores LINKGLIDE

Estarão disponíveis novos desviadores DEORE XT (RD-M8130-SGS) de 1x11 velocidades e DEORE (RD-M5130-SGS) de 1x10 velocidades, com o mesmo design de baixo perfil Shimano Shadow RD+ e o mesmo sistema de estabilização de corrente para reduzir os ressaltos que se pode encontrar em outros desviadores DEORE XT de 11 velocidades e DEORE de 10 velocidades.

 

Manípulos LINKGLIDE

Foram desenvolvidos novos manípulos também. A versão DEORE XT de 11 velocidades vem com uma opção I-SPEC EV (SL-M8130-IR) ou com abraçadeira (SL-M8130-R), enquanto a versão DEORE de 10 velocidades (SL-M5130-R) vem com um design da abraçadeira com indicador ótico de mudança. Todos os manípulos oferecem as funções Shimano 2Way Release, Rapidfire Plus e Instant Release.

 

Correntes LINKGLIDE

A nova corrente LINKGLIDE (CN-LG500) de 11/10 velocidades é classificada como um produto certificado para bicicletas elétricas, proporcionando uma opção mais acessível do que outras correntes da Shimano apropriadas para bicicletas elétricas (CN-HG601-11/701-11/901-11). Estas correntes, assim como a CN-E8000-11 desenvolvida para bicicletas elétricas, são compatíveis com LINKGLIDE.

 

Filip Scholliers, responsável de produto da Shimano MTB: "Quando desenvolvemos uma transmissão o nosso objectivo é ter uma comutação de mudanças suave, mas a questão é como manter a performance desportiva e extra durabilidade para novos estilos de ciclismo"

 

Tecnologia Explicada 

Este vídeo explica mais detalhes acerca da ciência por detrás da tecnologia LINKGLIDE : Tecnologia Explicada | LINKGLIDE 


motociclismo
e acessórios
ciclismo
e acessórios
floresta
e jardim